100000 GPU's Nvidia H100 para treinar a IA da xAI, a IA do Elon Musk.
NASDAQ: NVDA, NASDAQ: SMCI e XNDX.
A xAI, a empresa fundada por Elon Musk no ano passado para investigação de IA - Inteligência Artificial, começou esta semana a treinar o seu bot Grok 3 em Memphis, Tennessee, recorrendo a 100000 GPU’s H100 da Nvidia sobre servidores DELL e SuperMicro, e estima completar esse treino em Dezembro.
Trata-se do cluster mais poderoso do mundo, para treino de IA, um dos drivers da inovação que constituirão futuros pilares da economia.
Há 3 motivos para guardar esta publicação na secção “Investidor” do meu diário, em vez de “IT”, e estão destacados a negrito:
Nvidia (NASDAQ: NVDA): lidera o fabrico de processadores especializados para treino de modelos IA, e as plataformas de desenvolvimento para esses modelos. Usa os seus imensos lucros para subsidiar a aquisição desses chips pelos seus clientes, amarrando-os à sua tecnologia e ecossistema, enquanto apresenta relatórios de vendas que convencem mais investidores a adquirem acções.
SuperMicro (NASDAQ: SMCI): os processadores da Nvidia necessitam ser instalados em servidores adequados, com requisitos de computação, armazenamento, conectividade e climatização muito especiais. A SuperMicro é especialista em desenhar, fornecer e suportar esse tipo de infraestrutura, tipicamente a preços que os seus concorrentes não conseguem acompanhar.
XNDX: O XNDX é o índice que rastreia as 100 empresas não financeiras com maior valorização bolsista no NASDAQ, incluindo os dividendos que distribuem. Entre elas encontram-se as “7 magníficas”, mas hoje em dia “todas as empresas” investem em Inteligência Artificial, de uma forma ou outra. Rastrear o NASDAQ 100 permite capitalizar nesta tendência.