E vocês, também baixam a temperatura da água quente nos sistemas de aquecimento, no Verão?
Que temperaturas têm programadas, no Verão e Inverno?
No ponto 3.6 "Ajustes recomendados da temperatura da água quente" do manual de instruções do nosso esquentador Vaillant turboMAG plus, pág. 7, é indicado que a temperatura no equipamento pode ser regulada entre 38º e 60º, com uma regulação de fábrica de 42º. O instalador deixou o equipamento configurado para os 48º.
No Verão sentimo-nos confortáveis com uma regulação de 40º, e é assim que está configurado o esquentador, actualmente:
No entanto, no ponto 5.1 "Águas Quentes Sanitárias" do Manual de Eficiência Energética do ECO.AP - Programa de Eficiência de Recursos na Administração Pública, pode ler-se:
"Uma temperatura entre os 30ºC e os 40ºC é suficiente para obter uma sensação de conforto na utilização de água quente na higiene pessoal. Todavia, a temperatura deverá ser ajustada de modo obter em qualquer ponto da rede de aquecimento e distribuição, uma temperatura mínima de 50ºC, como método de prevenção de desenvolvimento de bactérias como a Legionella.
De um modo geral pode considerar-se que a temperatura requerida para a maioria das utilizações das AQS se situa entre os 50 e os 60ºC."
Sabendo que é possível poupar energia baixando sazonalmente a temperatura das AQS - Águas Quentes Sanitárias, (e “a lente do tempo” deixa-nos perceber o impacto que essa poupança pode ter), estarei a arriscar o desenvolvimento de bactérias como a Legionella?
E vocês, também baixam a temperatura da água quente nos sistemas de aquecimento, no Verão? Que temperaturas têm programadas, no Verão e Inverno?