Investimento passivo: olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço.
Porque me estão sempre a perguntar "em que ETF invisto", "qual o melhor índice para rastrear", "qual a melhor corretora", etc..., recomendo a seguinte estratégia....
No seguimento do texto "Ainda não estou pronto para investir activamente na bolsa", e porque me estão sempre a perguntar "em que ETF invisto", "qual o melhor índice para rastrear", "qual a melhor corretora", etc...:
Olha para o que eu digo…
Numa primeira fase, recomendo que adquiram unidades de participação do ETF iShares Core MSCI World UCITS (ISIN IE00B4L5Y983), em Euros, na bolsa de Amsterdão, preferencialmente através da Degiro (porque não pagarão comissões, ou pagarão comissões extremamente baixas sempre que compram).
O ETF IE00B4L5Y983 garante-vos diversificação adequada ao rastrear o índice MSCI World, que inclui mais de 1600 empresas mundiais, e tem custos de manutenção ridiculamente baixos.
A periodicidade (mensal, trimestral, enfim, como se sentirem confortáveis), montante (sempre aproximadamente o mesmo, ou aumentando paulatinamente, se tiverem essa possibilidade), e regularidade (reforçando sempre, independentemente da conjuntura nacional ou internacional) é essencial para conseguirem bons resultados.
Numa segunda fase, diversifiquem instrumentos financeiros e os intermediários no investimento.
Foquem-se em arranjar forma de aumentar os reforços periódicos, de forma sustentável, e não em melhorar a estratégia.
E, não menos importante, nunca mexam no dinheiro, até que consigam viver com os réditos desse investimento.
… e não olhes para o que eu faço:
Dito isto, pessoalmente a minha estratégia de investimento passivo, a longo prazo, rastreia o índice NASDAQ100, porque acredito que nesse índice estão os maiores drivers da inovação actual, e que constituirão futuros pilares da economia:
Armazenamento de Energia, Automação, Biotecnologia, Comércio Electrónico, Computação na Cloud, Drones, Espaço, Fintech, Genética, Impressão 3D, Inteligência Artificial, IoT, Media Digital, Mobilidade (autónoma e como serviço), Pagamentos Electrónicos, Robótica, Trabalho Remoto, etc...
O NASDAQ100 tem muita mais volatilidade que o MSCI World (ou o S&P500), e não é de todo recomendado para quem tem "mãos fracas", ou duvida da sua própria estratégia de investimento.
Em https://app.box.com/s/ijndsy12xm0v7s1ujfz09n6ehxqlgpz5 publiquei um simulador de rentabilidade a longo prazo, "contas feitas em cima do joelho".
5 EUR por dia (mais ou menos um maço de tabaco), investidos mensalmente na bolsa através de uma corretora que não cobre comissões, assumindo 2% de aumento anual nesses reforços (para acompanhar o aumento da inflação / aumento dos salários), rastreando passivamente um índice global com acumulação de dividendos, assumindo uma rentabilidade média anual de 10% resulta em... mais de um milhão de Euros ao fim de 40 anos.
Este é o poder do juro composto, que tanto pode trabalhar a nosso favor (se pouparmos e investirmos), como contra nós (deixarmos de poupar e investir porque... gastámos).
Eu há algum tempo analisei e decidi investir na VOO (Vanguard S&P 500), que tem um custo de manutenção anual mais barato, apenas 0,03%.