Numa semana resolvemos os problemas de cobertura Wi-Fi numa indústria de calçado em Vizela.
A sequência de eventos é simples, e fácil de contar.
Numa semana resolvemos os problemas de cobertura Wi-Fi numa indústria de calçado em Vizela. A sequência de eventos é simples, e fácil de contar1:
Na Quinta, o cliente liga e queixa-se de “lentidão genérica no acesso à Internet, mas particularmente numa certa aplicação, e em conferências”.
Através de ferramentas profissionais como o iftop, iPerf, My Traceroute e WireShark, e através do controlador Ubiquiti UniFi do cliente, confirmamos remota e imediatamente a (falta de) cobertura Wi-Fi, e não a falta de largura de banda para a Internet, ou algum problema num activo de rede (ex. switch, firewall, ou router).
Em cerca de 1h30m diagnosticámos a origem exacta do problema e sugerimos o reforço da cobertura Wi-Fi, como solução.Na Sexta, o cliente solicita uma proposta comercial. Apresentamos os custos aproximados para reforço dessa cobertura, incluindo fornecimento e instalação de antenas, injectores PoE - Power over Ethernet e cabo de rede, e a reconfiguração do controlador UniFi.
O cliente adjudica a proposta e envia-me a planta das instalações. Encomendamos o material necessário. Seleccionamos o parceiro electricista mais apropriado para este projecto e aferimos a sua disponibilidade para a semana seguinte.Na Segunda, chegam as novas antenas, que imediatamente associamos ao controlador do cliente. Chegam também injectores e cabo de rede. Serviços DNS e DHCP são reconfigurados.
Na Terça desloco-me ao cliente e faço um segundo site survey (já tinha efectuado uma primeira visita em Março, para outro projecto) e planeio a instalação: quem faz o quê, quando e como, e como posso surpreender o cliente, entregando mais que o acordado. Preparamos todo o material e ferramentas para intervenção no dia seguinte e tentamos antecipar o que pode correr mal.
Na Quarta, arrancamos para o cliente e colocamos o plano em movimento.
Aparecem os imprevistos, (ex. impossibilidade de utilização do berbequim em certa janela de tempo, para não incomodar reuniões, sótãos com acessos por onde quase só consegue passar uma criança, condutas de ar condicionado a verterem condensação sobre equipamentos), que encaixam no habitual “Improvisar, se necessário”.
É indiferente, estamos imparáveis, e motivam-nos os comentários ao nosso trabalho: “Vocês até aspiram o pó enquanto furam tectos e paredes!”.
O cliente hesita, surpreendido, quando lhe explico que “não vou apenas melhorar o Wi-Fi, isso seria demasiado simples, vou já adiantar trabalho e implementar uma parte significativa da fase seguinte: a modernização dos switches na sala de servidores”. Hesita, receia que afectemos o expediente numa empresa onde uma falha num simples acesso a serviços cloud impacta a produção. Prefere passos certos, pequeninos. Mas vê o meu à-vontade e determinação, e acaba por confiar.
No final do dia, sucesso!2 Cobertura Wi-Fi reforçada e testada. De forma absolutamente transparente para a empresa, sem afectar a produtividade de qualquer colaborador! Congratulamo-nos, orgulhosos pelo óptimo trabalho de toda a equipa. :)Na Quinta, documentação do projecto pronta e configuração dos equipamentos salvaguardada, ambas a entregar ao cliente.
Como escrevi no início da semana, podemos fazer muito melhor do que aquilo que estão à espera de nós. Podemos surpreender positivamente com a nossa competência, experiência, organização, simpatia e empatia, em todas as fases: durante a venda, no planeamento e implementação, e no pós-venda.
Em tudo o que fazemos devemos ter como objectivo obter um “Uau, por essa não esperava!”, por parte de quem nos contrata.
Fazendo mais, fazendo melhor, fazendo o inesperado, fazendo diferente.
#projecto #wi-fi #vizela
#planear #para #não #improvisar
#improvisar #se #necessário
#é #para #concluir
Esta sequência de eventos decorreu em paralelo com projectos e apoio técnico a outros clientes, obviamente.
Ficou pendente apenas uma antena complementar, de utilização esporádica, a instalar na próxima semana.